quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Paraninfando

(na formatura do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário de Brasília, ontem)

"Nesta noite memorável, inesquecível para aqueles que aqui celebramos, a rigor só me cabe parabenizar o máximo discursando o mínimo, a fim de não resultar monótono e maçante em demasia. Na verdade, o que eu não queria era repetir as trivialidades típicas de ocasiões como esta, ou tratar de conteúdos cuja gravidade não combina com o espírito festivo desta noite. Vamos ver então o que consigo ler antes que as palavras escorreguem de vez do papel.
Parabéns ao corpo docente e à administração deste Curso, por manterem os trilhos no lugar para mais este trem do futuro passar. Não é fácil ficarmos na estação enquanto eles se vão. Confesso que preferia vê-los em sala de aula do que estar aqui nesta hora de despedida. Mas isso é só um surto egoísta de alguém que não sabe dizer adeus quando necessário. O nosso tempo com eles se foi, e a razão de ser maior desse tempo que tivemos juntos começa realmente agora.
Parabéns aos familiares de todo grau e tipo - pais, irmãos, avós, companheiros, agregados - por apoiarem os consagrados e consagradas nesta noite no limite da incondicionalidade. Só a família, em sua infinita paciência, é capaz desse tipo de coisa: acreditar que no fim tudo vai dar certo com seus membros em idade escolar, quando tudo o que eles parecem querer nessa fase é brincar.
Por fim, parabéns às formandas e formandos ... . Vocês me deram a honra e o privilégio de estar aqui como o Paraninfo de uma turma excepcional - talentosa, promissora, generosa nos afetos. Esta é a primeira vez que sou paraninfo; e como vocês sabem, a primeira vez a gente nunca esquece. Por esta, e por mil outras razões, eu nunca vou me esquecer de vocês.
Felicidades a todos, e muito obrigado!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário